sakamoto

Aproveitando que, no post anterior, acenei sobre a questão da exploração do imigrante no Brasil, gostaria de recomendar a excelente entrevista de Abujamra com o blogueiro (e jornalista), Leonardo Sakamoto. A surpresa positiva foi ver a simplicidade e (aparente?) honestidade do blogueiro, enquanto respondia as diferentes perguntas sobre a educação e o trabalho escravo.

Confesso que não acompanho os textos do Sakamoto. Por desinteresse mesmo. Por isso, assim que acabou a entrevista, dei uma entrada no seu blog para ler alguns dos seus escritos. Tenho que dizer que gostei mais das escolhas editoriais, dos assuntos abordados, que da forma com que ele escreve. Talvez, tive azar e acabei não lendo o melhor do blogueiro.

Contudo, reconheço e admiro muito o trabalho realizado pelo Sakamoto, no seu blog e por meio da ONG Repórter Brasil, que denuncia a exploração escravagista e ambiental, ainda (infelizmente) muito presentes no Brasil.

Abujamra teve pouco trabalho com o entrevistado, pela sua abertura, comunicabilidade (acredito pelo fato de ser comunicador) e, sobretudo, pela sua despreocupação com as críticas a respeito do que ele realiza (o que, porém, pode ser visto como um aspecto negativo da sua postura).

Enfim, acho que vale muito a pena assistir! Mesmo que, exclusivamente, para conhecer melhor o jovem blogueiro.

“Jornalista e blogueiro Leonardo Sakamoto preside uma ONG que visa à defesa dos direitos humanos: “a [ONG] Repórter Brasil atua muito fortemente em denúncias contra fazendeiros que utilizam trabalho escravo, empresários que compactuam com o desmatamento ou com a exploração do ser humano, ou representantes políticos que tornam tudo isso possível” (conteúdo do site do Provocações)

Bloco1:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=aecbFVWU0F0]

Bloco2:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=TjyUmRXGOkE]

Bloco3:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=aMLzqV1TtlI]