Day: 19 August 2011

Londres: Vandalismo ou insurreição popular?

londreslondres

londres_disturbios3

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=6Fgdpww5DpI?rel=0&w=480&h=390]

Assistindo a esse vídeo impressionante transmitido pelo Jornal da Cultura passei algumas horas pensando no que está acontecendo nesse continente que me acolhe como estudante.

Acredito que a jornalista da BBC não imaginava que o cidadão, negro, habitante da periferia de Londres, mas que poderia ser de qualquer outra cidade da Europa Ocidental, com tamanha sabedoria, exprimiria tão bem a sua revolta diante da situação precária em que vive e o suposto descaso do governo inglês.

O que é fato comprovado pela ONU é que a Inglaterra tem um dos índices mais preocupantes de desenvolvimento e esse não é um simples caso isolado, mas  mais um sinal de alerta social como consequência da crise econômica.

Uma interpretação possível foi feita por Cristiano Viteck no seu blog. Clique aqui para ver

Conclusões (quase) maduras sobre a felicidade

Felicidade é uma das coisas mais inexplicáveis, misteriosas, que existe.

Eu, nessa fase além dos 25, estou descobrindo-a através dos pequenos gestos onde, com certeza, o meu favorito é o sorriso dela.

Só o jeito carinhoso que ela me olha, os gestos bonitinhos, às vezes meio desengonçados, me fazem abrir a boca de espanto e sorrir de um prazer desconcertante.

Nesses momentos me dou conta de que felicidade é realmente sinônimo de amor. De ser amante e amado, sujeito e predicado, seja Eros, Philia ou Ágape.

Ser feliz é poder amar, poder escolher e ter depois a certeza de que se “está no amor” por uma decisão pessoal, escolha própria, mesmo que ela tenha custado “o sangue da alma”. É saber que não existiria outra opção além de estar aqui, com ela, nesses tempo e espaço determinados.

Aí, se no final me perguntam: Você é feliz? Responderei: As palavras são traduções daquilo que é explicável. Para entender os sentimentos é preciso aprender a ler olhares e sorrisos.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén