Depois do retorno de Lisboa, aonde fui para participar do Seminário Internacional News & You, eis-me aqui novamente em Loppiano para os últimos dias de estudo antes de voltar pro Brasil.
A experiência em Portugal foi ótima, mesmo que cheia de questionamentos, sofrimentos e descobertas.
“Nessuno può conoscersi totalmente da se stesso: sono gli altri, sempre, a completare la visione che noi – come singoli e come popoli – abbiamo di noi stessi; sono gli altri in diversi modi, a dirci chi veramente siamo”*.
Essa frase do prof. Antonio M. Baggio esprime bem essa a minha grande conclusão desses dias, no ver que muitas pessoas têm a si mesmas como única dimensão da própria vida. Que só fazem ou se envolvem em algo que possivelmente serve de benefício a si.
Novamente me dei conta de que a nossa maior riqueza é sempre “estar em relação”. È essa a melhor maneira de conhecer melhor o mundo e a si mesmo.
Hoje começa a maratona de estudos. Serão 6 provas em 2 semanas (10 dias). De qualquer forma tenho procurado estar realmente tranqüilo, dar tudo e ser DOM verdadeiro, sem me preocupar com os resultados.
Cada coisa que vivi aqui não se limita aos 30, 29, 28… as verdadeiras experiências não são quantificáveis e mesmo aquelas que são, na verdade servem de Luz para um encontro cada vez mais profundo no mistério da vida.
Começa agora um momento decisivo aqui em Sophia, que quero viver bem para poder estar inteiro nas próximas experiências que farei no Brasil, na Suiça… espero que consiga!
*BAGGIO, A.M. – Principio dimenticato – L’idea di fraternità tra due rivoluzioni: Parigi 1789 e Haiti 1791;