Chegou-me em mãos hoje um artigo a respeito dos casos de suicídio na fábrica de Longhua, dirigida atualmente da sociedade taiwanesa Foxconn.
O texto apresenta uma relação feita por alguns jornais desses suicídios com a etapa final de produção do grande lançamento da Apple em 2010: o IPAD.
Visto com bons olhos pelos profissionais de TI, a “mesa portátil” da multinacional norte americana tem na fábrica de Longhua seu grande pólo produtor.
O interessante é que este produto, evidenciado como sinônimo de DESENVOLVIMENTO, não vem apresentado levando em consideração seu processo de produção, típico de grandes potências mercadológicas que usam de grandes complexos industriais para desenvolvê-lo de forma subumana.
Interessei-me então pelo assunto e encontrei outro texto (http://www.gizmodo.com.br/conteudo/relatos-de-um-infiltrado-no-inferno-fabrica-da-foxconn) que conta a experiência de um repórter de um grande jornal chinês para entender as verdadeiras causas desse crescente número de suicídios.
Contudo, o que falta em tudo o que li sobre o assunto é uma importante relação desses suicídios com a cultura oriental da eficácia. Da busca incansável pela perfeição e o êxito. É conhecido de todos que esse perfeccionismo é exigido já com crianças e que vem acentuado na entrada ao Mercado de trabalho.
No site do programa da ONU que se ocupa da prevenção ao suicídio (http://www.who.int/mental_health/prevention/suicide/suicideprevent/en/) é possível perceber que estão na Ásia os maiores índices de suicídio. Em contrapartida tanto na África, como nas Américas Central e do Sul, onde as condições de trabalho são péssimas, esses índices não são tão altos.
É importante olhar universalmente para esses casos, como o do IPAD, procurando entender também os aspectos culturais e sem fazer ataques diretos a uma empresa ou produto específico.
O que precisa ser combatido é justamente o sentido de fazer com que a necessidade de produtos de consumo valha mais que o ser humano.
Não sei se dentro do Capitalismo, onde a cultura do sucesso é difundida além de qualquer valor, isso é possível.
De qualquer forma, seguem alguns links com as notícias:
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/fabricante-de-iphone-quer-conter-suicidios-25052010-47.shl
1 Pingback