A maior causa de estresse dos paulistanos e daqueles que passam por São Paulo (geralmente circulando pelas Marginais) é o transito.
Inúmeros recordes vão sendo batidos dia – após – dia e as conseqüências dessa situação caótica implicam diretamente na saúde de quem, obrigatoriamente, passa por esse estresse diário.
A minha amiga Dra. Ana Finamor alerta sobre a importância de levar “sempre uma garrafinha de água para ir bebendo no carro, porque além de hidratar, a água ajuda aliviar o estresse causado pelo transito”.
Para compensar o desgaste causado pela posição e pelos movimentos repetitivos do trânsito, separei alguns exercícios úteis de alongamento e relaxamento dos músculos:
• Lentamente, levante o queixo em direção ao teto, dobrando a nuca para trás e relaxando os maxilares. Volte e abaixe o queixo em direção ao peito, alongando a parte posterior do pescoço.
• Olhando para frente, faça movimentos circulares com a cabeça, como se estivesse desenhando um círculo no ar com a ponta do nariz.
• Segurando o volante com a mão esquerda, dobre o antebraço direito e apóie a mão no ombro. Levante o cotovelo e leve-o à lateral do corpo, mantendo o braço dobrado e a mão no ombro. Nessa posição, faça movimentos circulares com o cotovelo. Repita com o outro braço.
• Levante um dos braços até tocar teto do carro e empurre-o com a mão. Repita com o outro braço.
• Estique o braço para frente e feche o punho. Faça movimentos vigorosos e rápidos de abrir e fechar o punho.
• Ao parar no farol, puxe o freio de mão e tire os pés dos pedais. Apóie os dois pés no chão, fazendo uma leve pressão contra o piso.
Daniel Fassa
Aee Vart!!!
Será que dá pra fazer esses exercícios dentro do ônibus?! hehehe Bacana o post! Aproveito pra divulgar um blog que eu e meu grupo de jornalismo on-line estamos desenvolvendo: Ônibus de São Paulo. Entre lá e deixe seus preciosos comentários! http://sponibus.wordpress.com
grande abraço
Vitor
Engraçado que as coisas que a gente faz para estar bem são as coisas que a gente faz quando estamos bem. Confuso? É como se a gente não se estressasse com o trânsito e por não estarmos estressados movimentaríamos um pouco o nosso corpo dentro do veículo, nos espreguissaríamos… Iríamos nos manter bem. E, não estamos bem, estando estressado, o motorista faz o que faria se estivesse bem para ficar bem.
Mario
Algumas sugestoes de um Paulistano vacinado do Transito:
1) Evite trafegar em horario de pico.
Procure entrar mais cedo e sair mais cedo. Se nao for possivel, faça atividades (academia, cursos, etc) proximo do trabalho, para apos o expediente nao ter de correr para casa em horario de pico.
2) Procure fazer Home-Office.
Agende todas as reunioes fora em determinados dias da semana, e procure fazer trabalho de casa nos demais dias
3) De e pegue carona.
Use o tempo do transito para conversar com um amigo(a) que como voce sofre do transito. Isso pode aumentar o investimento nas relaçoes interpessoais e aliviar a sensaçao de perda de tempo no transito.
4) Use o metro (e outros transportes publicos).
Lembre-se que o metro nao para no transito. E os demais meios publicos nao monopolizam a sua atençao como o volante. Assim enquanto esta trafegando pode ler, dormir, escrever…
5) Use a bicicleta/ande e apoie a proposta DE Ciclofaixas + 367 quilômetros na cidade de SP:
http://www.cidadedemocratica.org.br/topico/1373-ciclofaixas-367-quilometros-na-cidade-de-sp
Cidadania também é buscar resolver junto nossos problemas comuns. Vamos nessa onda de Cidadania com http://www.CidadeDemocratica.org.br