Milagre

Milagre

Os santos sempre foram figuras surpreendentes.

Quem já leu a história de São Francisco certamente entende o que eu estou dizendo. O desejo dele de doar tudo, a sua vida, sonhos, para a construção de um mundo melhor, que para os católicos chama-se Reino de Deus, é algo concretamente RADICAL. Isso sem falar de Antão, Teresa d´Avila, Agostinho e o meu preferido: Santo Inácio de Loyola.

Sempre quando encontro alguma espécie de religioso (como os jovens que pertencem a Toca de Assis), ou então militantes políticos, ou mesmo alguém engajado em causas sociais, me dou conta da pequenez da minha vida.

Não tenho feito nada de muito concreto pelo mundo… Ok… tenho sim procurado viver intensamente cada dia, preocupando-se com o meu próximo e saindo do meu eu, egoísta e mesquinho. Porém parece sempre pouco, pois queria fazer “grandes coisas”, milagres, salvar o mundo!!! (ou ao menos uma parte dele)

Perdido nessas reflexões impertinentes e cotidianas comecei a descobrir o verdadeiro significado do que é um milagre. Etimologicamente a palavra vem do latin miraculum, mirare, que significa admirar-se, maravilhar-se. É um fato que tem caráter extraordinário, fora do comum e a sua realização é atribuída à onipotência divina, é considerado como um ato de intervenção divina no curso normal dos acontecimentos.

Sempre achei que quem fazia milagres (excluso Jesus) havia poderes especiais, alguma espécie de magia transcendental, sei lá. Lembrei-me subitamente de Moisés, que entre muitos milagres que operou, chegou a abrir o mar para que o povo de Israel pudesse passar e fugir da escravidão no Egito.

Olhando a minha vida, de modo consciente, percebo que muitos milagres têm acontecido. Providências que chegam na hora certa, situações que precedem fracassos, como ajuda ao crescimento, inúmeras, e isso me fez entender que o milagre acontece independente da nossa santidade, pois quem faz é Deus . O nosso papel é estar Nele, ou seja, viver por amor a Ele e as pessoas, radicalmente. Deste modo, o nosso pedido, a nossa vontade, coincide com a Vontade de Deus e disto, o milagre sucede.

Enfim… Antes de tudo, buscar estar SEMPRE no amor, com Fé heróica e depois, os milagres vem em abundância.

Previous

Mais do mesmo

Next

Meninos e meninas

2 Comments

  1. Cibele Lana

    Olá Valter!
    Lembra de mim?
    to passando só pra dizer que leio de vez em quando os seus posts….achei seu blog no blog da Trankila…
    muito bacana o que vc escreveu…
    Nós vemos milagres todos os dias né…tenho certeza que vc tbm é um pequeno grande milagre no mundo pela coragem de escrever e viver por uma realidade diferente. hummm…não seríamos todos “milagres”? kkkkk…
    td U!
    estou indo pro congresso da EdC! vai estar por lá? e o jornalismo? como anda?
    =***

  2. Madalena Barranco

    Olá Valter, adorei conhecer seu blog! Veja só, do Leia Livro até aqui foi um pulinho feliz. Escrever já é um milagre, que ajuda a fazer outros milagres. Abraços.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén