A menina que perdeu o assovio

Era uma vez a menina que vinha da terra do pão de queijo. Na sua cidade ela era conhecida por ser a menina do assovio.

Quando foi descoberta, tinha quatro ou cinco anos, em uma das festas da quermesse em que a banda mais famosa da região tocava músicas típicas.

Durante a apresentação de um dos maiores sucessos do conjunto, a menina se desvencilhou de sua mãe, correu pro microfone e assoviou a mais doce melodia que o povoado havia sentido. Todos ficaram maravilhados com a capacidade da menina, tão nova, ninguém assoviava como ela.

Passou sua infância sendo convidada para acompanhar os mais variados grupos cover, típicos da terra do pão de queijo, até Rock ela assoviou. Era realmente muito boa. Porém, um dia ela acordou cansada, deveria fazer uma participação especial no aniversário da cidade, assoviando diante do prefeito e o delegado, além de todos os amigos da escola e familiares.

A música começou lenta e na hora em que a menina deveria assoviar o som saiu fraco, destoado com a música. Ela tentou uma, duas, mas na quinta vez desistiu e correu chorando.

Depois de alguns meses foi descoberto que a menina ia perder o assovio. Aquilo foi um choque pra menina. Era aquilo que a fazia mais feliz, aquilo que a tornava especial diante de todos os habitantes da terra do pão de queijo.

Passou semanas em casa, trancada no quarto chorando. Culpava Deus de tamanha injustiça, até que a sua querida avó, talvez a pessoa que a menina mais gostava, bateu na porta e pediu pra entrar pra conversar com ela.

A avó, sempre doce, paciente, começou a dizer pra menina todas as coisas boas que aconteceram na vida dela depois que ela havia descoberto que sabia assoviar como ninguém. Que tinha se tornado famosa, que era querida por todos, mas que aquilo era um Dom de Deus. Que da mesma forma que ele havia dado, tinha o direito de tirar e dar a outras pessoas. Desta forma, a menina deveria agradecê-Lo por ter sido agraciada com aquele Dom, por tanto tempo.

Depois daquela conversa a menina saiu do quarto. Tinha redescoberto o sentido da vida, mas mais que tudo, tinha entendido que as graças são passageiras, mas a felicidade em vive-las servia de força para o momento em que elas se fossem.

Correu para a igrejinha que ficava perto da sua casa e agradeceu a Jesus por tudo, por ter sido presenteada e que agora queria continuar vivendo e procurando oferecer cada passo, cada momento, como agradecimento por ter uma família tão maravilhosa, por morar em um lugar tão gostoso e ter tantos amigos.

Assim ela voltou a viver normalmente, a ir pra escola, estudar muito, porque queria fazer medicina, querendo provavelmente descobrir uma cura para recuperar o assovio.

Até que um dia, em uma festa, em meados de fevereiro, começou a dançar. Não parava nenhum momento, estava com seus grandes amigos, era um momento muito feliz. Depois conversaram, riram, comeram juntos e ela descobriu outro jeito gostoso de ser feliz: Ter amigos e curti-los.

Aquela foi uma grande descoberta e desde então ela nunca mais pensou no assovio, deixou-se levar, deixou Jesus fazer essa surpresa e um dia ela veio, mas é uma outra história.

Outros textos

Um ano em que a Menina que perdeu o assovio encontrou com Deus

Saudades da Menina que perdeu o assovio

O encontro do Pequeno – alegria com a Menina que perdeu o assovio

O dia em que a menina que perdeu o assovio se foi

O último encontro com a menina que perdeu o assovio

A menina que perdeu o assovio

Para sempre Paulinha – Revista Cidade Nova – outubro de 2008

A palavra que transforma – by Paulinha Bichara

Previous

E no final o amor

Next

Não desista

4 Comments

  1. Jú- MOGI!

    quanto tempo que eu nao apareço por aqui, neh?..mas nao tinha como deixar passar em branco esse texto!!!!!..
    ESSA MENINA QUE PERDEU O ASSOVIO É MUITO ESPECIAL!!.. uma minerinha toda particular, forte mas ao mesmo tempo fragil… que realmente descobriu um novo jeito de ser feliz, curtindo os amigos e encantando a todos com o seu jeitinho!!

    eu adorei a historinha, viu?!!!!.. ja sabe que fez muita gente chorar ?!.. ouvi pela primeira vez da boca da propria menininha.. e a emoçao foi dificil de disfarçar!
    … .. esse seu presente foi realmente um Dom para td a familia!!!!
    ADOREI!!.. !!!…e obrigada por sempre dividir esse seu super Dom com agente!
    beijao

  2. Paulinha

    Hey Valter…

    Obrigada pela história….como a Jú não tive como esconder as lágrimas!!!! Me comovi muito e todos que estavam comigo!!! Aliás todas as vezes que eu leio eu choro…como está acontecendo agora rsrsrs.

    Bem que você me avisou que eu ia chorar né cabeção!!!

    Muito obrigada!!!! Amei demais!!!

    Beijos
    Te adoro

  3. Tocante demais! A metáfora se encaixa no interior da gente, no interior de quem sente, gente que de si faz fluir emoção. E, pra rimar mais, quase abolir a razão (dos pensamentos de uma pessoa que, segundo Alberto Caeiro, está doente dos olhos). O texto, esse texto é a metáfora simples no personagem da criança. É uma história que tem como conteúdo a vida do leitor e não as idéias do autor, que é apenas revelador, nesse caso, do interior de cada uma das pessoas que compõem seu público no momento em que a pessoa está lendo. O texto cumpre o papel de quem se esvazia para receber o outro e, assim, recebe quem o lê.

    Valter, só naquele pedaço que a avó fala com a menina, que ficou muito rápida a superação. Mesmo que a vó seja a mais incrível do mundo, leva um tempo para assimilar tão bem os ensinamentos passados depois de tão grande golpe, digamos assim. Tem que passar um pouquinho mais de tempo e de dor ou sofrimento, mais do que entrar num quarto, chorar, ouvir a verdade e sair já bem. Esse estar bem é difícil de vir de uma hora para outra assim.

  4. sou da cidade dela conheci a história dela a mãe a irmã e realmente paulinha era uma santa que lutou pela vida,,,nossa estrelinha frutalense no céu,,,,,,olhe por nós paulinha!

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén